terça-feira, 30 de agosto de 2011

Relembrando as emoções de Julho de 2011

Os campeões dos Jogos de Verão 2011, por categoria:
Mirim: OS MALAS (da comunidade do Pantoja município de Capitão Poço)
Foto: Por Paulo Arthur
Infanto: AMIGOS DA BOLA
Foto: Por Paulo Arthur
Master: ENCRENCA
Foto: Por Paulo Arthur
Feminino: JUQUIRÍ (as meninas da comunidade do Juquirí município de Capitão Poço)
Foto: Por Paulo Arthur
Adulto: São Paulo (Tri-Campeão)
Foto: Por Paulo Arthur


segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Preso acusado de estupro de vulnerável

Está preso na cidade de Capitão Poço, nordeste do Estado, desde a noite de sábado, Valdeci Ramos de Oliveira, de 45 anos. Nascido em Paragominas, ele é acusado de crime de estupro de vulnerável contra uma criança de seis anos.
A denúncia foi feita à Polícia Civil pelo Conselho Tutelar local. A vítima é neta do acusado. Ela foi encaminhada para exame no hospital da cidade, onde se constatou que ela havia sofrido lesões sérias nos órgãos genitais. A equipe da polícia civil de plantão, formada pelos investigadores Ricardo Balbi e Danilo Campos e escrivã Amanda Maia, foi até o local do crime e ali prendeu o acusado.
A criança foi encaminhada ao Instituto Médico Legal em castanhal para fazer perícia e está sendo acompanhada pelo Conselho Tutelar da cidade, pois a mãe da vítima mora na Suíça. Há suspeitas de que Valdeci Ramos seja também o pai da criança, pois denúncias dão conta de que ele teria mantido relações com a filha, mãe da menina. Um fator que corrobora com essa suspeita é que a certidão de nascimento da criança é só registrada em nome da mãe.
Outra mulher, ouvida em depoimento, acusou Valdeci de lhe ter abusado duirante muito tempo desde criança. O homem residia no bairro Vila Kennedy numa casa humilde. As denúncias dizem também que a mulher do acusado sabia dos crimes, mas jamais o denunciou por medo. As investigações sobre as acusações prosseguem.
(DOL, com informações da Polícia Civil)

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Prefeito de Ourém visita Seir e pede reformas


Prefeito de Ourém visita Seir e pede reformas

O prefeito de Ourém, Antônio Elias de Oliveira, esteve reunido com o secretário de Integração Regional, Antônio José Guimarães na última sexta-feira para reivindicar reformas no município, entre as quais ele destacou a do mercado municipal, do hospital municipal e a reforma no cais de arrimo.

Após o relato, o prefeito Antônio Elias pediu apoio da Seir para que as reformas sejam feitas o mais rápido possível.O secretário Antônio José Guimarães após escutar todas as reivindicações prometeu solucionar os problemas.

SINTEPP VAI PROMOVER MANIFESTAÇÃO EM OURÉM-PA

Um dos membros da coordenação do Sintepp no Município de Ourém-Pa, Professor Almir Rocha (Preto), convidou os estudantes da Escola Pe.Antonio Vieira para participarem de uma manifestação juntamente com demais professores em prol da merenda escolar.
Segundo Almir a manifestação será neste Sábado dia 27/08/2011 pela manhã com saída em frente a sede do Sintepp de Ourém na Tvª Cipriano Santos.
O professor destacou que desde 1990 até 2009, a Prefeitura municipal manteve um acordo com a Seduc em forma de convênios, onde o Estado repassava parte do dinheiro da merenda escolar para a prefeitura que mais tarde a mesma repassava para as escolas Estaduais. Só que, ainda segundo Almir, em Março de 2010 a Secretaria de Educação municipal resolveu não assinar mais o convênio com a Seduc, alegando que o valor repassado pelo Estado era inviável. Almir lembrou que nenhum Prefeito é obrigado a assinar o convênio com a Seduc. O prazo para assinar um novo convênio - para 2012 - já está quase encerrando e até o momento a Secretaria de Educação ainda não mostrou nenhum interesse.
Este blog, perguntou para o professor se a manifestação não tem algum fim político partidário por trás de toda a causa, haja visto que estamos em véspera de eleição e depois de um ano nesta situação é que o Sintepp resolveu manifesta-se. Almir disse que tudo será feito com o objetivo de trazer melhorias para a educação.
Para melhor esclarecer os repasses do Governo federal para o Município de Ourém via Prefeitura Municipal confira baixo os números do Portal Transparência do governo Federal:

Ourém (PA)
Recursos recebidos por Ação

Exceto recursos recebidos diretamente pelo cidadão
Exercício: 2011 (pode ser alterado na página principal desta consulta)


Gráfico
Adicionar legenda

Total destinado à ação Apoio à Alimentação Escolar na Educação BásicaR$48.780,00

Março   -   32.520,00

Maio     -   16.260,00



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

ESTUDANTES DO 3º ANO FAZEM CAMPANHA SOLIDÁRIA NO "CORPO A CORPO"

Jovens estudantes da Escola Estadual Professora Maria Socorro Oliveira da Rocha, resolveram deixar de lado a timidez e foram de comércio em comércio desde a sede da escola no bairro Dom Elizeu (forquilha), até o centro comercial de Ourém, em busca de ajuda financeira para custear uma excursão.
Foto: Krícia 


A excursão que será realizada nesta Sexta-feira dia 26 de Agosto de 2011, tem caráter educativo, cuja a intenção é visitar as Instalações da Universidade Federal do Pará (UF-PA), laboratórios de pequisa, dos cursos de ciências Biológicas e Engenharia de Pesca, no município de Bragança.
Foto: Krícia 


Por isso mesmo, os estudantes liderados pelo Professor de Biologia Gabriel Mattos, decidiram pedir ajuda junto aos comerciantes da cidade na famosa Mídia direta "corpo a corpo", utilizando uma bicicleta-cargueira com um alto falante amplificado, microfone além de muitos apitos pra chamar a atenção da população.
Foto: Krícia 


Portanto, com o objetivo maior de realizarem suas atividades extensoras de conhecimento, como forma de reforçar as opções de carreira estudantil, a iniciativa contou com o apoio da Diretora da Escola senhora Selene do Socorro Rocha de Oliveira-Aut. Nº 30/10.

Ourém recebeu mais uma grande ação do Projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva -

No sítio dos Canutos em Ourém, gibis, trovas e natureza






PARÁ OURÉM CANUTOS 226PARÁ OURÉM CANUTOS 162PARÁ OURÉM CANUTOS 339PARÁ OURÉM CANUTOS 072PARÁ OURÉM CANUTOS 005PARÁ OURÉM CANUTOS 131PARÁ OURÉM CANUTOS 228PARÁ OURÉM CANUTOS 154
PARÁ OURÉM CANUTOS 068PARÁ OURÉM CANUTOS 177
PARÁ OURÉM CANUTOS 306PARÁ OURÉM CANUTOS 277PARÁ OURÉM CANUTOS 178PARÁ OURÉM CANUTOS 120PARÁ OURÉM CANUTOS 063PARÁ OURÉM CANUTOS 163PARÁ OURÉM CANUTOS 207PARÁ OURÉM CANUTOS 196PARÁ OURÉM CANUTOS 220
PARÁ OURÉM CANUTOS 331PARÁ OURÉM CANUTOS 198PARÁ OURÉM CANUTOS 030





PARÁ OURÉM CANUTOS 344




Realizamos mais uma roda de leitura na comunidade Sitio dos Canutos, em Ourém, no Pará. Aconteceu dia 20 de agosto, quando Rita de Cacia e Jonas Banhos, do Movimento NossaCasa de Cultura e Cidadania, promoveram sarau cultural de incentivo a leitura.

A festa foi bonita e colorida em meio à natureza viva. Ficamos sitiados embaixo do pé de café do Mestre Dilson e da Dona Francisca, que mais uma vez nos acolheram em sua residência. Por lá a molecada pequena e grande leram os gibis doados na campanha pelos amigos de São Paulo, Brasilia e Maranhão; se viram nas fotografias da última intervenção; montaram e mantiveram limpa a NossaCasa de Cultura; recolheram e pintaram tampinhas de garrafa PET; pediram para serem pintadas na cara e também nos pintar; contaram e ouviram histórias; se fantasiaram de palhacinhos; fizeram leituras na Rádia Megafônica NossaCasa. Enfim, muita alegria numa manhã e tarde festiva em torno da leitura.

Esta foi mais uma ação do Projeto Mochileiro Tuxaua Cultura Viva - Do Oiapoque ao Chuí, premiado pelo Ministério da Cultura com o Prêmio Tuxaua Cultura Viva 2010. 

terça-feira, 23 de agosto de 2011

CÍRIO DAS ESCOLAS DE OURÉM-PA

Com objetivo de inovar na programação do pós-círio de Ourém, o Pe.Valdeci Santana de Oliveira resolveu criar o Círio das Escolas de Ourém, com objetivo de aproximar ainda mas a juventude ouremense junto a Igreja.


A procissão teve início por vota das 08:00 horas da manhã saindo direto da Escola Professora Socorro Rocha, seguindo pela rua Ermenegildo Alves, Avª Ângelo Morett até a Igreja Matriz.
Participaram da procissão os estudantes das escolas Estaduais Socorro Rocha, Pe.Ângelo Morett e Pe.Antonio Vieira.


Também participaram da procissão Diretores, Professores e demais cidadãos ligados a Igreja Católica de Ourém.  
Na chegada o Pe.Valdeci celebrou a Missa e agradeceu a participação dos estudantes, professores, diretores e demais fiéis. O padre tembém ressaltou que a programação se estenderá até Domingo dia 28/08 com o Recírio da Igreja para o Morro da Capaleinha.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

UM DOS MAIORES CÍRIOS JÁ REALIZADOS EM OURÉM-PA

No dia 21 de Agosto de 2011 foi realizado mais uma grande procissão do Círio 2011 de Ourém-Pa. Esse ano um número bem maior de fiéis compareceram. A estimativa, segundo a coordenação, foi de pouco mais de 8.000 (Oito mil) fiéis participaram da procissão.
Foto: Paulo Bragança
Por volta das 7:00 horas da manhã já dava para perceber que o público seria bem maior que nos outros anos.
Foto: Paulo Bragança
A Berlinda chamou bastante a atenção pelos detalhes da ornamentação que contou com o trabalho das senhoras Maria Luzia, Diele, Leila e Socorro; com destaque para as flores que foram doadas pela senhora Odilma Oechsler, esposa do Sr. Edson do posto.
Foto: Paulo Bragança
Em cima do Trio elétrico, os músicos se organizavam com podia, aliás um bom trio elétrico doado pelo ex-deputado estadual Sr.Adamor.
Foto: Paulo Bragança
Esse ano o Pe. Valdeci resolveu inovar na trajetória da procissão. Antes os romeiros desciam o Morro da Capelinha e seguiam pela Presidente Vargas, desta vez a rua escolhida  foi a 24 de Maio até Tvª Joaquim Dionísio, depois P.A 124, Tvª Lázaro Picanço até a Praça Magalhães Barata(da Prefeitura).
Foto: Paulo Bragança


A banda Furiosa de Bragança-Pa participou da cobertura musical do Círio com seus instrumentos de fanfarra tocados por grandes músicos.
Foto: Paulo Bragança
Para o Pe.Valdeci Santana de Oliveira, esse sem dúvidas foi um dos maiores Círios já realizados em Ourém, haja visto que foi elaborado um forte trabalho de divulgação no município e em todo o Estado através de veículos de comunicação de massa com TV Liberal(afiliada da Rede Globo), Jornal Diário do Pará, Rádio Princesa-Fm 106,1 de Capanema-Pa, Sites de relacionamentos sociais via Internet, Sistema de Carro-Som e Publicidade.
Foto: Paulo Bragança

sábado, 20 de agosto de 2011

TRANSLADAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA EM OURÉM-PA

CÍRIO 2011 DE OURÉM “MARIA, AJUDA-NOS A PRESERVAR A OBRA DE DEUS”

ATENÇÃO FIÉIS CATÓLICOS DE OURÉM E REGIÃO, PARTICIPE DA TRANSLADAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA, NESTE SÁBADO DIA 20/08 AS 19 HS. O TRAJETO DA TRANSLADAÇÃO SERÁ A PARTIR DA IGREJAMATRIZ, TRAVª CIPRIANO SANTOS, RUA LUIZ DE MOURA ATÉ A JOAQUIM DIONÍSIO, RUA PERSEVERANDO SEIXAS, TRAVª SETE DE SETEMBRO E MORRO DA CAPELINHA.

LOGO APÓS HAVERÁ UMA GRANDE NOITE CULTURAL NO SALÃO PAROQUIAL COM VENDAS DE COMIDAS TÍPICAS, BINGOS, LEILÕES E MUITA MÚSICA COM FABINHO DOS TECLADOS AO VIVO.
Foto: Paulo Bragança

VENHA PARTICIPAR DESTA GRANDE PROGRAMAÇÃO, FEITA ESPECIALMENTE PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA; FABINHO DOS TECLADOS AO VIVO NA NOITE CULTURAL DO CÍRIO 2011 NO SALÃO PAROQUIAL, NESTE SÁBADO DIA 20/08/11.

Foto: Paulo Bragança
E  DOMINGO DIA 21/08 SERÁ A GRANDE PROCISSÃO DO CÍRIO 2011 DE OURÉM. A EXPECTATIVA É QUE POUCO MAIS DE 7.000 FIÉIS CATÓLICOS PARTICIPEM DESTA MANIFESTAÇÃO DE FÉ.
Foto: Paulo Bragança
COMO CHEGAR EM OURÉM-PA: