quinta-feira, 5 de abril de 2012

PRODUÇÃO DE LARANJA EM CAPITÃO POÇO-PA DESPERTA O INTERESSE DE INDUSTRIA ALEMÃ

Fotos de Capit�o Po�o

Empresários de indústrias de sucos biodinâmicos da Alemanha demonstraram interesse em comprar a produção de laranja do município de Capitão Poço, nordeste do estado. A negociação para a comercialização está acontecendo com a intervenção da Empresa de Assistência e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater). A expectativa é que a comercialização aconteça já para a próxima safra.


  Capitão Poço, que responde pela maior produção de laranja do Norte do Brasil, tem uma área plantada de 12 mil hectares, com pelo menos mil agricultores dedicados à cultura, e já exporta a produção do cítrico para indústrias de sucos de São Paulo e outros estados do País. Referência em produção de laranja orgânica no Pará, o município recomeçou o processo de certificação anual dos produtores, 70% deles, agricultores familiares.


 A lavoura de laranja que está em constate expansão em Capitão Poço, registrando crescimento entre 5% a 10% anualmente, deve atingir este ano a produção de 180 mil toneladas do fruto. Apesar da concentração de safra se dar somente entre setembro a dezembro, a colheita da laranja acontece ainda entre março e abril, chamado de colheita temporã. A produção nesse período deve atingir 60 mil toneladas, 30% maior que no mesmo período do ano passado.


 Segundo Jerry Dennys Siqueira, engenheiro agrônomo da Emater, alguns fatores contribuem para o sucesso da produção do cítrico em Capitão Poço, como o trato no laranjal aliado a práticas de manejo que estimulam a produção, mas especialmente pelo fator climático. 'A região se caracteriza pelo amplo período de brilho solar, o que permite a planta estar em processo de metabolismo constante', explicou.


 Responsável pela assistência técnica no município, a Emater acompanha os agricultores desde o plantio no campo, o controle de pragas e doenças até a comercialização. Alguns agricultores já comercializam a safra com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Hoje a tonelada de laranja está sendo comercializada a 350 reais.

2 comentários:

ROSINETE WARMELING disse...

QUERO SABER O TELEFONE DE VCS ,POIS ME INTERESSA COMPRAR LARANJA DE VCS , TEMOS UMA FABRICA DE SUCOS AQUI EM SC ... AGUARDO CONTATO , PRECISO MUITO , MEU TEL 048 36571410 OU 048 36571458

ROSINETE WARMELING disse...

TENHO INTERESSE EM COMPRAR LARANJA