quinta-feira, 5 de abril de 2012

Agricultores de Ourém iniciam produção de sabão feito com tucupi



Ainda este mês, vinte famílias da comunidade rural Patauateua, em Ourém, nordeste do Estado, começarão a produzir sabão grosso feito a partir do tucupi. A experiência, que começou em caráter artesanal no ano passado, agora terá o contexto de uma agroindústria, que deve ser inaugurada até o dia 20 de abril. O projeto é uma parceria do escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão (Emater), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Pará (Sebrae/PA) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).
A agroindústria, que está sendo financiada por uma emenda parlamentar que destinou ao projeto o valor de R$ 50 mil, terá capacidade para processar os cerca de três mil litros de tucupi extraídos por mês pelas mulheres da comunidade, cuja principal fonte de renda é o cultivo e beneficiamento da mandioca. Na Patauateua, as 50 famílias, atendidas pela Emater há mais de 10 anos e quase todas já financiadas pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) mantêm mais de 50 hectares da cultura. O principal subproduto é a farinha: são mais de duas toneladas por semana.
A ideia de usar o tucupi para fazer sabão grosso surgiu entre os próprios agricultores, que pesquisaram e testaram hipóteses de ampliação de mercado para o consumo. A fórmula atual do sabão está sendo aperfeiçoada sob a consultoria de cientistas da UFPA, de modo a alcançar qualidade química e sanitária para a comercialização em média escala. “Questões mais específicas, como princípios ativos e preços possíveis do quilo do sabão, ainda estão sendo definidas”, diz o chefe do escritório local da Emater, o técnico em agropecuária Valdenor de Oliveira.

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 03/04/2012 às 10:48

Texto:
Aline Miranda - Emater
Fone: (91) 3256-5410 / 
Email: arpim@emater.pa.gov.br

Nenhum comentário: