sábado, 6 de agosto de 2011

ANIVERSÁRIO DO FANTÁSTICO

Fantástico

Fantástico estreou na Rede Globo em 5 de agosto de 1973. Cid Moreira e Sérgio Chapelin dividiam a apresentação do programa, que combinava variedades e matérias informativas em uma espécie de "revista eletrônica". Sua primeira edição trazia, entre outras coisas, uma entrevista com a médica romena Aslan (pioneira no campo da geriatria), uma reportagem sobre plantas que falavam, um quadro humorístico com Chico Anysio e uma homenagem à atriz Marilyn Monroe estrelada por Sandra Bréa. Com esta fórmula, a Globo pretendia bater o bem-sucedido programa de Flávio Cavalcanti na TV Tupi.

Até 2003, ano em que completou 30 anos, haviam passado pelo comando do Fantástico mais de 20 apresentadores diferentes. Fazem parte dessa lista os jornalistas Pedro Bial, Zeca Camargo, Valéria Monteiro, Fátima Bernardes e Sandra Annemberg e as atrizes Doris Giesse e Helena Ranaldi. Ao lado do Jornal Nacional e do Programa Silvio Santos, é um dos mais antigos da televisão brasileira.

As vinhetas de abertura, muitas delas feitas pelo designer alemão Hans Donner, são suas marcas registradas. Entre as mais famosas está a de 1983, na qual aparecem os bailarinos aparecem dançando em cima de uma pirâmide tridimensional que ia sendo dividida em partes. A imagem causou polêmica: pessoas escreveram para a emissora dizendo que Donner estava mexendo com figuras milenares e poderia morrer por causa disso.

O programa é assistido em 20 países por meio da TV Globo Internacional e da GNT (caso de Portugal).

Nenhum comentário: