quinta-feira, 22 de março de 2012

BLOG OUREMNANET ENTREVISTA SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE OURÉM-PA

Como um dos principais objetivos deste blogueiro é manter os internautas ouremenses bem informados com relação aos acontecimentos na Pérola do Guamá, no dia 19 de Março de 2012 entrevistei o Secretário de Educação do município Professor Simão Reis para falar sobre o andamento das atividades da Secretaria Municipal de Educação de Ourém.

Ouremnanet: - Secretário, o que a secretaria de educação já realizou neste primeiro trimestre?

Simão Reis: - Logo no início de 2012 nos realizamos uma importante atividade para os professores que é a Formação Continuada. O objetivo desta atividade é preparar melhor os professores para o exercício diário da docência na escola.

Ouremnanet: - Além da Formação Continuada o que a secretaria tem feito para melhorar o dia a dia do Professor dentro da escola?

Simão Reis: - Sim, temos feito alguns ajustes para que nosso colega de trabalho desenvolva melhor suas atividades. Implantamos um Coordenador Pedagógico dentro de cada escola na sede do município. Antes esse coordenador ficava aqui na secretaria, então percebi que se este técnico estivesse mais próximo do professor, seria bem melhor. A função desse técnico é dar apoio pedagógico para os professores, suporte e de modo geral gerenciar, coordenar, supervisionar todas as atividades relacionadas com o processo de ensino e aprendizagem, visando sempre a permanência do aluno com sucesso.

Ouremnanet: - Quantos professores atuam na rede municipal de Ourém?

Simão Reis: - 157 professores.

Ouremnanet: - Com relação a salários, abonos, lazer e etc. Qual é a realidade desses professores hoje em Ourém?

Simão Reis: - Bem melhor. Desde 2009 não há atraso de salários e todos os anos é repassado religiosamente o Abono do Fundeb aos professores. Por exemplo, em Junho de 2011 o professores receberam a primeira parte desse repasse no valor de R$ 1,000.00 (mil reais) para cada. Já agora em Janeiro de 2012 foi repassado o restante equivalente a R$ 4,700.00 (quatro mil e setecentos reais) para cada professor, técnicos em geral do magistério. Agora no que diz respeito ao lazer, todo ano realizamos a excursão confraternização da Educação para as praias do Litoral paraense, geralmente para Mosqueiro com tudo pago pela Prefeitura Municipal: Café da manhã, merenda, Almoço, Música ao vivo e etc...

Ouremnanet: - E sobre as escolas municipais, como anda a estrutura física desses prédios?

Simão Reis: - A Prefeitura Municipal através da secretaria de Obras tem feito grandes investimentos. Desde 2009, a prefeitura deu início em uma séria reformas e ampliações em várias escolas.

Ouremnanet: - O Senhor poderia detalhar um pouco mais essas obras, por exemplo, quais as escolas que já foram reformadas e etc..

Simão Reis: - Sim, claro. A começar pelo prédio da própria secretaria de Educação ao lado da Prefeitura, com novas instalações, ambiente totalmente climatizado. As escolas foram: Escola da comunidade do Montevideo a qual foi reformada e ampliada, escola Mário Mogui no bairro do Porão que além da ampliação também recebeu um Playground para as crianças, Escola Maria dos Anjos no bairro do Terminal reformada e ampliada, escola do Puraquequara onde as obras estão em fase de acabamento também foi ampliada, no São José que já está concluída faltando apenas a reinauguração, lá foi reformada e ampliada também. Outra que já está prontinha é a escola Maria Epifânia no Mocambo cuja festa de reinauguração será neste sábado dia 24/03/12 onde haverá um grande show com a banda Cabra do Forró e o Som Norte Áudio de Ourém. Só lembrando que serão reformadas 22 escolas no geral até o final do ano, portanto só esse ano serão concluídas obras em mais 16 escolas municipais. Tudo com recursos próprios da prefeitura.

Ouremnanet: - É verdade que das 34 escolas municipais, nenhuma delas estava registrada no Estado?

Simão Reis: - É verdade. O incrível é que, dentre todos os absurdos, algumas escola estavam irregular no município desde 1974. Então a partir de 2009 começamos uma batalha para organizarmos toda essa situação e finalmente só agora em 2012 conseguimos completar essa missão e hoje o município de Ourém pode se orgulhar, pois todas as 34 escolas da rede municipal já estão devidamente Regularizadas junto ao Conselho Estadual de Educação.

Ouremnanet: Muito obrigado pela entrevista.

Simão Reis: - De nada, eu que agradeço e sempre estarei a disposição da imprensa em geral para esclarecer qualquer dúvida sobre a Educação Municipal.

Em breve mais entrevistas com outros secretários municipais, vereadores, prefeito, lideranças políticas em geral, artistas da terra e demais cidadãos ouremenses.

Nenhum comentário: