quinta-feira, 29 de setembro de 2011

POPULAÇÃO INVADE DOIS TERRENOS NO BAIRRO DO PORÃO EM OURÉM-PA

Os moradores do Bairro do Porão no município de Ourém estão vivendo sob forte tensão nos últimos dias em virtude de dois terrenos que foram invadidos recentemente desde o dia 26/09/11. Um dos terrenos, cujo tamanho é de aproximadamente 100x100 metros quadrados, é de propriedade da família da senhora Maria Lopes - já falecida - popularmente conhecida por Maria Cunha, e ficou de herança para os filhos que residem próximo a ao terreno. Outro terreno, medindo pouco mais de 100x100 metros quadrados, pertence a Associação dos Moradores do Bairro do Porão (ACOMBAP).


Com relação ao primeiro terreno, da familia da Maria Cunha, este blogueiro foi informado por algumas pessoas que estão a par do assunto, que os filhos herdeiros já estão juntando todos os papéis (documentos) necessários para exigirem a reintegração de posse do mesmo. Ontem (28/09/11), um fotógrafo foi até os terrenos invadidos escoltado por dois policiais da PM fazer algumas fotos da área, atendendo solicitação do promotor de justiça do fórum da cidade. Já sobre o terreno da Acombap, as informações são um pouco divergentes, uns dizem que a associação está irregular e que para requerer  a reintegração do mesmo terá que primeiramente atualizar toda sua documentação incluindo o CNPJ entre outros. Já alguns alegam que tanto o terreno assim como a associação estão em dias com seus documentos.


Para se ter uma idéia, até alguns membros da própria Acombap estão no meio dos invasores. Por isso muitos acham que dos dois terrenos invadidos, o da família da falecida Maria Cunha é o caso mais complicado, pois a qualquer momento, ao apresentarem os documentos da área, a justiça deverá solicitar a reintegração. Quanto ao da associação do Porão, esse os invasores acham mais fácil de eles conseguirem a desapropriação. 

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

ACREDITE SE QUISER: SERÁ QUE O "HOMEM DA SERINGA EXISTE MESMO ?"

O BANDIDO “BOCÃO” ATERRORIZA POR ONDE PASSA E A POLÍCIA PROCURA SEU PARADEIRO PARA PRENDER A QUALQUER CUSTO.

BOCÃO: O bandido aterrorizador Claudeir Pereira dos Santos, o Bocão é como este homem está sendo conhecido, um marginal de alta periculosidade que está abalando de medo várias populações das cidades de São Miguel do Guamá, Irituia e Mãe do Rio. E Imagine um homem capaz de aterrorizar três municípios e ninguém consegue conter a ação deste marginal, isso está intrigando a polícia, porque Bocão sempre arruma um recurso de fugir da batida policial, e o pior por onde passa deixa seqüela na malha social. Este homem é procurado pela polícia.
 Este bandido é fugitivo da polícia e depois de fugir da cadeia já cometeu vários crimes, em fim este cara é desnorteado, este homem utiliza - se de uma arma de grosso calibre e uma seringa de aplicar injeção contaminada do vírus do HIV. Ele atua em são Miguel do Guamá e age sem dó e sem piedade em suas vítimas ninguém pode se quer fazer qualquer ação que incomoda o bandido e este normalmente aplica a seringa contaminada nas pessoas que ele aborda, geralmente atira e mata na hora do roubo, bandido sangue frio capaz de aniquilar quem passa pela sua frente.


Contudo vale ressaltar que outra característica deste bandido é entrar em residência e causar pânico em moradores, assaltando torturando e até matando quem não lhe obedecer, outra ação típica deste mau elemento é fazer invasão em escolas, tanto que as escolas de São Miguel do Guamá, Irituia quilômetros 14 e 18, também de Irituia já possui fotos expostos deste meliante há informações que o monstro já esteve no  km 40 município do município de Mãe do Rio.


Com esta informação a cidade de Mãe do Rio está sob alerta deste monstro tanto que a rádio Fortaleza FM a emissora local está alertando as pessoas moradoras e bem como as escolas da sede do município sobre sua intenção criminosa na cidade de Mãe do Rio, isso deixa mais ainda moradores intrigados com este homem é uma grande ameaça no meio social. A polícia de Mãe do Rio já está de posse da foto de Bocão e também já salienta para comunidade que não dê chances a estranho devido ser quem sabe o próprio meliante, até o momento não há indícios dele em Mãe do Rio, mais é importante ter segurança para uma eventual situação, caso o Bocão apareça.  A polícia está tentando de todas as formas colocar este bandido muito perigoso atrás das grades. Qualquer informação ligar para delegacia de polícia de São Miguel do Guamá (91) 3446 – 2880.


Bom amigos, com relação a este caso já surgiu alguns rumores de que este elemento já passou pelo Município de Bonito-Pa na semana passada (de 12 a 18 de Setembro-2011) e por Ourém-Pa (de 26 a 28 de Setembro-2011) e agora já está, segundo as últimas informações, ruma a cidade de Capitão Poço-Pa. 
As informações a respeito deste rapaz são muitas desencontradas, pois esse dias quando ele estava em São Miguel do Guamá, algumas pessoas ligavam dizendo que ele estava em um bairro e ao mesmo tempo outras pessoas ligavam de bairros diferentes informando que o sujeito também estava lá, ai de fato não se sabe da veracidade dessas notícias (ou fofocas da net).
Muitos internautas, acostumados com essas supostas brincadeiras de mal gosto, dizem que tudo não passa de balela para tirar as pessoas de tempo.

GRANDE NOITE CULTURAL NA ESCOLA ESTADUAL IR.SANCHA AUGUSTA NO ARRAIAL DO CAETÉ



Nesta Sexta-feira dia 30 de Setembro de 2011, será realizado a Noite Cultural na escola estadual Ir.Sancha Augusta de Souza e Silva na comunidade Arraial do Caeté. A programação está prevista para começar a partir das 17 horas na área esportiva da Escola. Segundo a Diretora da instituição Professora Domingas Guilhermina, o evento contará com a participação de praticamente todos os estudantes da escola, os quais farão várias apresentações ao público com teatros, danças folclóricas e etc. No final do evento haverá um show a parte com o cantor Fabinho dos Teclados (atual Diretor de Cultura da Prefeitura de Capitão Poço-Pa), cantando rítimos dançantes para proporcionar a todos, uma noite inesquecível.
Eis os detalhes da programação:

TEMA: Cultura é vida.
PROGRAMAÇÃO:

TEATROS:

  • A lenda do Açaí
  • A lenda da  Mandioca
  • A lenda do Boi Bumbá
  • Cantigas populares
  • Música Sabor Açaí (Nilson Chaves)
DANÇAS:
  • Farinhada
  • Quadrilha Belém, Pará, Brasil
  • Boi Bumbá
  • Carimbolada
OBS: Teremos ainda Fabinho e Seus Teclados, animando essa Noite Cultural.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

=(LÁ E CÁ=) [3ª Semana de setembro - 2011]

(Olha quem tá chegando no pedaço) Salve, salve internautas! =) Infelizmente é difícil não voltar a falar do assunto! A falta de segurança pública. O prédio dos Correios em Ourém voltou a ser alvo dos bandidos. Em pouco espaço de tempo os delinquentes já visitaram o estabelecimento duas vezes. Na ultima quarta dia 21/09, arrombaram a porta da frente e entraram no prédio com muita audácia. Parece que desta vez os bandidos não tiveram êxito. =( Por falar em prédio, observamos aqui na terra do seixo uma grande escala de construção. Isso pode ser o sinal do desenvolvimento econômico aterrissando por aqui. =( Mais desenvolvido ainda vive a nossa vizinha Capitão Poço. A agricultura cresce a cada safra, o comercio proporciona economia aos clientes a cada promoção e a pecuária hoje é referencia no nordeste paraense. Isso se dá pela verdadeira desenvoltura no trabalhado de um povo. =) Continua crescendo as picuinhas politicas, que toma conta de nosso município em qualquer esquina. É um disse me disse danado, que as vezes saturam aqueles que querem, unicamente, viver a vida normalmente como um bom cidadão. Será que dá? =) Não deu para fazer uma festa digna (pela importância que merece) para os jovens reservistas. A falta de divulgação e um ambiente mais amplo acabaram ofuscando o brilho das entregas das carteiras de dispensa da corporação Militar, aqui em nosso município. Infelizmente muitos jovens faltaram; como faltou ainda a presença do representante Militar que poderia enaltecer melhor este importante momento para os nossos jovens adultos. =( Bem melhor é a expectativa dos paraenses referente ao inédito Brasil x Argentina na próxima quarta 28/09, no estádio Olímpico. Uma grande corrente está sendo montada para mostrar ao mundo que o Pará não precisa de divisão, e sim de investimento e políticos comprometidos com o Estado. =) Dividido está sendo uma área de terra da saudosa conhecida propriedade da Sra. Maria Lopes, no bairro do Porão, em Ourém. Espero que nossas autoridades fiquem atentas para o assunto, e vejam se os invasores possuem necessidades de um pedaço de chão, pois pelo que me repassaram tem neguinho tirando proveito da situação.
Faça seu comentário, mande sua sugestão e boa leitura. (Endereço eletrônico: pauloprosarte@hotmail.com Ou celeular: (91) 8157-5643

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

1º JOGOS INTERNOS DA ESCOLA SOCORRO ROCHA EM OURÉM-PA

Foto: Por Cleidiane Rodrigues
A Escola Estadual Professora Maria Socorro Oliveira Rocha completou seu primeiro ano de sua fundação no dia 15 de Setembro de 2011 e para comemorar o grande Dia, a direção da Escola organizou uma série de eventos, onde os estudantes pudessem participar diretamente.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues

Foto: Por Cleidiane Rodrigues
No dia 15/09 teve início os 1º Jogos Internos da Escola Socorro Rocha (JIESOR) com competições de Futsal, Basquete, Vôlei, Queimada e Tênis de mesa. Todos os jogos foram realizados na quadra poli-esportiva da própria instituição de ensino.

E no aniversário de 1 ano da escola, o grande homenageado foi o ex-professor de Educação Física Sinval. Professor este que na época [1962 em diante] em que estava na ativa, deu muito de si para a realização de vários eventos esportivos dentro das instituições de ensino de Ourém-Pa.
Todo o corpo docente da escola se envolveu na organização da programação de aniversário. Ajudando nos jogos e em demais atividades relacionadas ao evento.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
A festa de comemoração do aniversário da escola será nesta Sexta-feira a parir das 18:00 após o encerramento dos Jogos internos com um grande Show de Fabinho dos Teclados.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
E atenção...Neste Sábado dia 17/09, você terá neste blog todos os detalhes do encerramento dos jogos com seus respectivos campeões.
 

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURÉM INICIA OBRAS NO BAIRRO DO MACHADÃO

Na noite da última Quarta-feira - 14/09/11 - por volta das 19:30, o Prefeito de Ourém Elias Oliveira juntamente com o Secretário de Obras Elielson Oliveira e demais assessores, reuniram-se com os moradores do Bairro do Machadão na residência do Sr.Martinho. 


O objetivo da reunião era discutir com os moradores, as obras que serão realizadas no Bairro através da Prefeitura Municipal. O Prefeito perguntou aos cidadão presentes na reunião, o que eles queriam de imediato e todos foram diretos na questão da água para o bairro, então o Prefeito disse que antes do final de Setembro de 2011 dará início na perfuração do poço e que Terça-feira dia 20/09, irá retornar ao bairro com técnicos da área implantação de sistema de água para escolher o melhor local para fazer a perfuração.


E entre outras obras para o bairro o Prefeito acionou imediatamente a equipe da Secretaria de Obras do município para começar os serviços de raspagem de todas as ruas do Bairro do Machadão, pois nas próximas semanas será a vez de terraplenar essas ruas com piçarras. No dia seguinte - 15/09/11 - o Secretário de Obras enviou as máquinas da Prefeitura para dar início as obras no bairro.

domingo, 11 de setembro de 2011

PREFEITURA MUNICIPAL DE OURÉM REALIZA 2º PASSEIO DE CONFRATERNIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO

No dia 10 de Setembro de 2011, os profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Ourém, participaram de mais um grande passeio de confraternização na linda praia do Farol em Mosqueiro-PA. O primeiro foi em 2009.
Dois ônibus levaram professores, equipe de apoio e demais parceiros para a grande excursão.
Segundo o Secretário Municipal de Educação de Ourém Professor Simão Reis, o objetivo maior do passeio é proporcionar momentos de alegria e descontração para esses profissionais ficarem mais aliviados da dura lida do dia a dia da escola, seja na sala de aula lecionando ou no desenvolvimento de outras atividades da própria secretaria. 
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
O Prefeito Elias Oliveira e a primeira Dama Selma Oliveira, também marcaram presença na praia e ofertaram desde o café da manhã na Tapiocaria da praça na Vila Mosqueiro em frente ao Mercado Municipal ao delicioso almoço que foi servido para na barraca do Seu Carlos situado na praia do Farol.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
E olha só quem encontramos de cara na Tapiocaria, isso ele mesmo o folclórico Maike do Mosqueiro com sua viola. Ele que já esteve no Domingão do Faustão da TV Globo e foi responsável por revelar para o Brasil a cantora paraense de Tecnomelody Viviane Batidão.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
Além do Secretário de Educação, outros Secretários municipais estiveram presentes ajudando a servir o pessoal da Educação: Secretária de Saúde Áurea, de Assistência Social Lucelena, de Administração Luziane Solon e de Obras Elielson Oliveira (Leleco). E também a mas nova parceira da administração municipal Inaiara - dona da empresa Renascer - juntamente com seu esposo Sr.Gilberto.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
A diversão foi total, tanto que os professores não deram mole e dançaram a tarde toda ao som de uma banda  de eletro-rítimo conhecida por Pegada do Arrocha.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
Tivemos também o momento de homenagens aos professores. A professora Graça aproveitou o ensejo para falar da sua aposentadoria que já está chegando e da importância da humildade dentro da profissão, pois apesar de já ter passado por muitos momentos difíceis durante todos esses anos dentro da atividade escolar, reconhece que hoje os professores vivem uma outra realidade, vivem com dignidade, pois se comprarmos a situação dos professores de outros municípios como a de um filho que reside em Brasília e leciona em um município daquela região, ganhado bem menos que os professores de Ourém e com cargas horárias elevadíssimas, podemos dizer temos uma vida bem melhor. A professora Graça foi muita aplaudida pelos demais colegas que se emocionaram com outros depoimentos dela.
Foto: Por Cleidiane Rodrigues
O 2º passeio de confraternização foi uma verdadeira maravilha que vai deixar muita saudade para todos que participaram...que venha o próximo:
Foto: Por Cleidiane Rodrigues

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

DESFILE DA INDEPENDÊNCIA EM OURÉM-PA NO DIA 07 DE SETEMBRO

O dia 07 de Setembro de 2011 em Ourém foi um verdadeiro sucesso.
Pela manhã foi realizado o desfile das escolas de ensino infantil: Mário Mogui, Raul Santos, Marino Conti, Caros de farias, Mundo do Saber e Padre Ângelo Abeni.
Pela parte da tarde, as 16:30, foi a vez das escolas de ensino Fundamental e Médio. O desfile dessas escolas ficou marcado pelos temas que foram apresentados pelos pelotões com alertas para a poluição do meio ambiente, a paz em Ourém, valores educacionais, sobre a corrupção política no Brasil entre outros.
O desfile contou com a presença do Prefeito Municipal Elias Oliveira e da 1ª Dama Selma Oliveira além de vereadores e secretários da Prefeitura Municipal de Ourém.
Foto: Por Paulo Bragança

As Escolas que desfilaram foram: Maria Dos Anjos, Rubens Guimarães, Pe.Antonio Vieira Pe.Ângelo Moretti, Professora Socorro Rocha, 3ª idade, Peti e Pro-Jovem [em desfile ùnico] e estudantes da escola Ir.Sancha do Arraial do Caeté acompanhadas pela Banda Marcial da escola.
A primeira escola a desfilar foi a escola Professora Maria dos Anjos:
Foto: Por Paulo Bragança
O tema do desfile da escola foi sobre "A paz em Ourém" :
Foto: Por Paulo Bragança

Foto: Por Paulo Bragança
A Banda Marcial da Escola comandada pelo Professor de educação Física Eraldo, contou com 20 integrantes e foi bastante aplaudida pelo público presente na praça Magalhães Barata:
Foto: Por Paulo Bragança
O segundo desfile da noite foi com a Escola Municipal Rubens Guimarães Junior:
Foto: Por Paulo Bragança
O tema da escola, como está destacado na faixa carregada pelos alunos foi: "Valores Educacionais", e entre esses valores os alunos traziam alguns adjetivos com as letras de cada palavra colada na blusa da escola: 
Foto: Por Paulo Bragança
Até os Professores da Rubens Guimarães formaram um pelotão:
Foto: Por Paulo Bragança
A Banda Marcial da Escola foi composta de 27 integrantes sendo todos alunos da escola:
Foto: Por Paulo Bragança
A terceira Escola a apresentar seu desfile, foi a Escola Pe.Antonio Vieira:
Foto: Por Paulo Bragança
O tema apresentado pela escola foi: Brasil, que país é esse. Os estudantes até cantaram a música do Legião Urbana dando ênfase a corrupção desenfreada que denigre a imagem de boa parte dos políticos brasileiros:
Foto: Por Paulo Bragança

MAIS DETALHES DO DESFILE ESCOLAR NO DIA DA INDEPENDÊNCIA EM OURÉM-PA

A Escola Pe.Antonio Vieira deu total exclusividade para o lado negro da política no Brasil, onde os estudantes chegaram a mostrar cópias de dinheiro no desfile pedindo uma basta na corrupação:
Foto: Por Paulo Bragança
Até as meninas da Balizas conquistaram o público com lindas coreografias:
Foto: Por Paulo Bragança
Outro pelotão que chamou a atenção, foi o pelotão formado pelas crianças da escola, onde eles carregavam faixas e cartazes alertando a população sobre o desaparecimento de milhares de espécies de nossa fauna:
Foto: Por Paulo Bragança
Em seguida veio outro pelotão com a demonstração de uma coleta de lixo realizada em apenas quatro horas de tempo antes do desfile nas margens do lendário Rio Guamá, tanto que foi preciso uma motocicleta para carregar parte do lixo:

Foto: Por Paulo Bragança
E por último, o pelotão com o uniforme da Escola Pe.Antonio Vieira, formado por alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio além de alunos do EJA, todos do turno da noite: 
Foto: Por Paulo Bragança
O encerramento do desfile do antonio Vieira ficou por conta da Banda Marcial da escola, com um dos uniformes mais lindos do evento a banda foi bastante aplaudida pelo público:
Foto: Por Paulo Bragança
 Já o quarto desfile da Independência também foi um grande sucesso e recheado de fortes emoções. Os estudantes da Escola Pe.Ângelo Moretti trouxeram pelotões sensacionais que chegaram a tirar lágrimas dos olhos de alguns ex-alunos: 

Foto: Por Paulo Bragança
 Só pelo tema apresentado, já dava para se ter uma idéia da intensidade do desfile da escola: Ângelo Moretti, a serviço da sociedade ouremense". 
As Portas Bandeiras trouxeram as bandeiras de todos os Estados brasileiros, distrito Federal, Município de Ourém e conseqüentemente a da própria escola:
Foto: Por Paulo Bragança
 Depois os pelotões das Balizas, Banda Marcial e Bandeiras se misturaram para fazerem uma evolução coreográfica:

Foto: Por Paulo Bragança
Mas a emoção maior surgiu quando uma jovem estudante apareceu empurrando uma bicicletinha com um balde no guidon em referência ao trabalho da irmã Sancha quando, décadas atrás, ela saia pelas ruas da cidade coletando restos de alimentos afim de levar para os animais que eram criados no Bosque da escola, a cena foi simplesmente arrebatadora:
Foto: Por Paulo Bragança
Em seguido foi a vez do pelotão "Eternas Saudades" homenageando os professores que contribuíram com a educação ouremense:
Foto: Por Paulo Bragança
Os professores do colégio Ângelo Moretti também formaram um pelotão para garantir o brilho do desfile:
Foto: Por Paulo Bragança
Os estudantes fizeram questão de lembrar o antigo uniforme da escola que foi utilizado durante 42 anos:
Foto: Por Paulo Bragança
O último pelotão foi formado pelos alunos trajando o novo uniforme do colégio, o qual foi escolhido de forma democrática em 2008 em uma eleição realizado entre os estudantes da escola:

Foto: Por Paulo Bragança
O quinto desfile da Independência em Ourém-Pa, foi realizado pela escola que estreou nas apresentações do  Sete de Setembro no município: Escola Estadual Professora Maria Socorro Oliveira Rocha, a qual foi inaugurada no dia 15 de Setembro de 2010, situada no Bairro Dom Elizeu:
Foto: Por Paulo Bragança
 O pelotão formado pelas meninas das Balizas arrancou muitos aplausos do público ao apresentar lindas coreografias:

Foto: Por Paulo Bragança
A banda marcial também deu seu show, e apesar de alguns acontecimentos constrangedores por questões financeiras, a Banda não desanimou e mesmo assim fez uma linda apresentação também digna de muitos aplausos:

Foto: Por Paulo Bragança
 O tema apresentado pela escola Socorro Rocha, foi sobre a divisão do pará:

Foto: Por Paulo Bragança
Foto: Por Paulo Bragança
Foto: Por Paulo Bragança
Foto: Por Paulo Bragança
 O desfile da escola Profª Socorro Rocha também foi muito lindo e recebeu muitos aplausos do público pela maravilhosa apresentação. O encerramento foi com os estudantes apresentando o uniforme da escola:

Foto: Por Paulo Bragança
O penúltimo desfile da noite foi através do programas sociais do governo Federal conquistados pela Prefeitura Municipal e coordenados pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social de Ourém; são eles: Pro-Jovem, centro de Convivência da 3ª Idade e PETI - programa de erradicação do trabalho infantil:
Foto: Por Paulo Bragança
 O Pro-Jovem fez uma grande homenagem ao time do Independente de Ourém destacando os Títulos conquistados em tão pouco tempo de sua fundação, e já alcançou entre títulos locais de 1ª divisão, um título da Copa dos Clubes Campeões do interior do Estado:

Foto: Por Paulo Bragança
 Depois foi a vez dos Idoso do Centro de convivência da 3ª Idade desfilarem dando ênfase a preservação do Meio Ambiente:

Foto: Por Paulo Bragança
 E um exemplo de que o centro de convivência é para todos, foi quando uma senhora desfilou de cair de rodas:

Foto: Por Paulo Bragança
Outro time ouremense que foi homenageado no desfile: Liderança Futebol Clube. O time tem uma longa história de tristezas  alegrias desde as inesquecíveis décadas de 70 e 80 quando duela com seu principal adversário em Ourém, o grande Luiz de Moura. O detalhe maior entre os dois atualmente é que um parou no tempo e o outro ainda continua dando alegria a sua numerosa torcida vinho e branco no município, sob a coordenação do sr.Záire:

Foto: Por Paulo Bragança
 O professor capoeirista Carlos trouxe para o desfile o talento e o gingado das crianças do PETI que praticam semanalmente a capoeira. Uma das grandes artes da cultura brasileira, hoje inserida na atividade pedagógica das escolas da rede municipal de ensino em Ourém, onde as crianças aprendem de tudo um pouco como: melhor desenvolvimento físico, aumento da coordenação motora dicas de como viver bem bem dentro da comunidade, respeitando uns aos outros e dai por diante:

Foto: Por Paulo Bragança
 O prefeito Elas Oliveira ficou emocionado com a evolução das crianças e aplaudiu bastante a apresentação do grupo: 

Foto: Por Paulo Bragança
 O Pro-Jovem Adolescente de Ourém estava impecável no desfile desde o uniforme até as músicas apresentadas. Falando em música, vale apena frisar que todos os instrumentos musicais do Pro-Jovem, foram adquiridos com recursos próprios da Prefeitura Municipal na atual administração. Com o objetivo de revelar novos talentos no mundo da música em Ourém.
Os instrumentos vão desde a Flautas, bateria, percussão, guitarra, contra-baixo, violão, teclado a instrumentos de sopro [metal] entre outros. Os jovens aproveitaram o ensejo e tocaram algumas canções ao som das flautas e teclado:

Foto: Por Paulo Bragança
 A despedida da Banda Musical também foi acompanhada de muitos aplausos:
Foto: Por Paulo Bragança

O encerramento geral do desfile focou por conta de parte dos estudantes da escola estadual Irmã Sancha da comunidade do Arraial do Caeté [distante cerca de 20km da sede do município]:
Foto: Por Paulo Bragança
Foto: Por Paulo Bragança
O tema do desfile da escola também era sobre "A Divisão do Pará":
Foto: Por Paulo Bragança
A Banda Marcial da escola fez uma linda apresentação:
Foto: Por Paulo Bragança