sábado, 24 de dezembro de 2011

DEVOTOS HOMENAGEIAM SÃO BENEDITO EM OURÉM-PA COM PROCISSÕES

Fotos por Cleidiane Rodrigues
As homenagens tiveram início por volta das 05:00 horas da manhã numa espécie de alvorada para São Benedito. Segundo o idealizador dessa procissão, cartorário Arlindo Mattos, a alvorada teve início em 2008, com a concentração em frente ao prédio da rádio Tembés-Fm no Morro da Capelinha. Em seguida todos os devotos iniciam a procissão por um percurso bem longo: Bairro da Substação, rua Mirta Aires que aliás e cheia de ladeiras, cruzam o Bairro Dom Elizeu (forquilha) e atravessam a fazenda do senhor Carlos da Pará-Móveis até o pasto do Bola, a partir daí os promesseiros completam o percurso atravessando o rio Guamá de canoa até o coreto em frente a Igreja Matriz. Todo o percurso é de aproximadamente 5km.
Fotos por Cleidiane Rodrigues
Fotos por Cleidiane Rodrigues
Na chegada, os promesseiros participam da ladainha de São Benedito e em seguida tomam o tradicional café da manhã para recarregar as energias que foram gastas durante toda a procissão. O interessante é que a ideia está dando certo, tanto que o número de promesseiros vem aumentando ano aós ano. Por exemplo, esse ano (2011) segundo precisou Arlindo, mais de 200 devotos acompanharam a Procissão.

Fotos por Cleidiane Rodrigues ( Careca integrante da diretoria da festividade de São Benedito)
Para o garantir o desejum dos participantes Arlindo comprou mais de 2.000 pães para os devotos e demais fiéis..
Fotos por Cleidiane Rodrigues(mestre Cardoso na procissão)
E não pára por aí...

Pela tarde, por volta das 16:00 horas, aconteceu a grande procissão de São Benedito com a saída direto da vila Tininga município de Capitão Poço distante 3km da igreja Matriz de Ourém pela PA-124.
Fotos por Cleidiane Rodrigues
A boa notícia esse ano, foram as obras realizadas na Capela de São Benedito no Tininga. A diretoria da festa  construiu a "Barraca de São Benedito", além de uma rampa de acesso a Capela.
Fotos por Cleidiane Rodrigues
Estima-se que mais de 8.000 devotos participaram da Grande procissão.
Fotos por Cleidiane Rodrigues
Os devotos participaram a pés, de carro, motos ou bicicletas...
Fotos por Cleidiane Rodrigues
A chegada na Igreja Matriz foi emocionante.
Fotos por Cleidiane Rodrigues

Um comentário:

Arlindo disse...

É isso aí Fábio! Nossa plantinha precisa crescer... Cultura popular é isso aí... que bom nossa população ocupando espaços nas janelas para o mundo e o mundo sempre coletivo...